sábado, 11 de Maio de 2024  16:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Enguias de Escabeche

Enguias de Escabeche

Depois das enguias arranjadas, cortam-se as enguias em pedaços, temperam-se com sal.

Fritam-se as enguias no ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-04-2005

Mandato com balanço positivo


Ancas

Com um orçamento que não que não atinge os 53 mil euros (52.646 euros mais concretamente) o autarca Arménio Cerca, que lidera o executivo de Ancas, vai para oito anos, acredita que será possível concretizar importantes projectos e obras que integram o plano de actividades.

Em ano de eleições e na recta final para Autárquicas, Arménio Cerca, eleito de uma lista Social Democrata, começou por fazer ao nosso jornal um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido até ao momento pela Junta de Freguesia, dizendo mesmo que “tendo em consideração que os objectivos a que a Junta de Freguesia se propôs executar, no início do mandato, têm vindo a ser concretizados, devido ao empenho, trabalho e dedicação, que todo o executivo tem colocado ao serviço da freguesia, bem como a constante e imprescindível colaboração que a Câmara Municipal de Anadia nos tem dado, o balanço do presente mandato só poderia ser muito positivo.”

PDM E SANEAMENTO

No entanto, isso não quer dizer que estejam totalmente satisfeitos, pois acrescenta que “um autarca que gosta da sua terra pretende sempre realizar mais obra, pois tem sempre novos projectos para concretizar, sempre na perspectiva de proporcionar melhor qualidade de vida à população.”

Assim, não deixa de sublinhar que, relativamente ao Plano de Actividades, “um executivo, por mais obras que realize, dificilmente se sentirá totalmente satisfeito, até porque há as obras que não estão ao seu alcance concretizar como é, por exemplo, o caso da revisão do PDM.”

Em Ancas, este é um problema grave, sentido por todos, e que, na sua opinião, tem contribuído para a desertificação da freguesia e “fuga” dos jovens: “neste momento a conclusão do processo de revisão do PDM é um instrumento imprescindível para tentar evitar a desertificação da freguesia de Ancas, pois tenho vindo a verificar que muitas pessoas da freguesia têm adquirido a sua habitação noutras freguesias, por os seus terrenos, na freguesia de Ancas, não estarem inseridos em zona urbana.”

Por outro lado, Arménio Cerca não esquece o atraso registado nas obras de saneamento em curso, há já algum tempo: “o saneamento é outra obra que, neste momento, é muito importante para a qualidade de vida da população da freguesia, pois quase todos os dias há necessidade das pessoas recorrerem aos serviço da Câmara Municipal ou de particulares para, com autotanques, procederem ao escoamento e limpeza as fossas sépticas.”

O autarca de Ancas conclui que “estando a zona urbana já com a rede de condutas principal executada, aguarda-se pela execução dos emissários para finalmente se poderem ligar as habitações à rede pública.”

MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Como Arménio Cerca já referiu, melhorar a qualidade de vida da população é o seu principal objectivo e aquele que o levou a ocupar o cargo de autarca. Assim, para o ano em curso, delineou um conjunto de obra prioritárias que vão nesse sentido. O autarca fala assim da beneficiação do Largo da Boiça (neste momento, já em execução), obra esta orçada em 3 mil euros; aquisição e substituição de sinalização de trânsito (1500 euros), bem como proceder à numeração toponímica de todas as habitações da freguesia.

A autarquia de Ancas pretende ainda adquirir alguns terrenos junto à Lagoa do Paúl (2500 euros) e colocar mais contentores e ecopontos perto daquele espaço de recreio e lazer mas também noutros locais da freguesia onde estão em falta.

Prioritária é também a beneficiação dos caminhos agrícolas (2 mil euros), como o tem sido em anos anteriores, pois, como revelou a JB, “em 2003, todos os caminhos foram regularizados com uma motoniveladora e, em 2004, teve início o alargamento e beneficiação do caminho agrícola que liga a Caniceira à Zona Industrial do Paraimo e que, na maior parte do seu traçado, faz limite de freguesia entre Ancas e Paredes do Bairro”. Uma obra também em fase de conclusão e que tem contado com a colaboração da Câmara Municipal de Anadia que, desde o primeiro momento, esteve disponível para a sua concretização.

Mas a Junta de Freguesia de Ancas tem também efectuado a gestão da componente de Apoio à Família (ATL) a funcionar no edifício sede da Junta de Freguesia, com 16 alunos, do 1º ciclo do ensino e 10 alunos do ensino Pré-Escolar, contribuindo assim para o bem estar destes jovens, bem como dos seus encarregados de educação. E, só nas funções sociais, o Orçamento foi dotado com 10.500 euros, mostrando a importância que a área social tem para a autarquia.

Já na área do desporto a prioridade da freguesia vai para a conclusão do Pavilhão Desportivo. Uma obra iniciada, há mais de uma década, que tem sofrido sucessivos atrasos e paragens por falta de disponibilidade financeira do clube e da autarquia. Sem apoios Estatais a sua conclusão depende agora da boa vontade da autarquia anadiense. Na área dos parques, zonas de lazer e recreio, Arménio Cerca confirma estarem a ser criadas as condições necessárias para que, no futuro próximo, se possa proceder à beneficiação da zona envolvente à Lagoa do Paul, orçado em 2 mil euros.

Já na área do associativismo, a Junta de Freguesia pretende apoiar as associações da freguesia, para que cada uma na sua área de intervenção contribua activamente para o bem estar da população.

O autarca de Anacas não deixa também de sublinhar que existe no edifício sede da Junta de Freguesia um posto público Internet, com acesso ADSL (banda larga) que pode ser utilizado gratuitamente por toda a população. Um espaço muito útil aos jovens estudantes, mas também aos mais velhos que começam a simpatizar com as novas tecnologias.

A autarquia pretende, ainda durante este ano, construir uma casa de arrumos e/ou sala polivalente (2 mil euros), limpar e cimentar as valetas da freguesia (500 euros), proceder à iluminação exterior do edifício sede da Junta e do edifício do Posto Médico (2 mil euros), beneficiar o largo do cruzeiro (mil euros), do lavadouro e da fonte do Mouchão (mil euros), construção de fundações no cemitério (500 euros) e proceder à renumeração das sepulturas do cemitério (500 euros).

A terminar e instado a pronunciar-se sobre uma eventual recandidatura, avançou ainda não ser o momento para falar sobre esse assunto: “a minha prioridade, neste momento, é continuar a trabalhar em prol da freguesia de Ancas”, disse.

Catarina Cerca

Freguesia ao RX

Freguesia eminentemente rural, com 637 hectares de área.

Composta por apenas um lugar - Ancas.

Possui 736 habitantes. Número de eleitores: 721.

Infra-estruturas principais: edifício sede da Junta de Freguesia, jardim de infância, Unidade de Saúde, Igreja Matriz, cemitério, escola primária, Lagoa do Paul, farmácia, clube “O Desportivo de Ancas”, Clube de Ancas, Clube de Caça, Pesca, Campismo e Caravanismo de Ancas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®